A cidade de Florianópolis possui cerca de cem praias, se incluirmos as continentais, além de montanhas e áreas de preservação de mata atlântica, atraindo turistas durante o ano todo. Na verdade, é a segunda cidade brasileira mais visitada por estrangeiros, atrás apenas do Rio de Janeiro. Além do turismo de férias, Florianópolis também recebe visitantes interessados em eventos corporativos, culturais, artísticos, esportivos, profissionais e acadêmicos, o que faz com que a cidade se destaque como importante sede de encontros nacionais e internacionais.
Embora parte de Florianópolis esteja localizada no continente, as principais atrações se encontram na Ilha de Santa Catarina, o que lhe rendeu o apelido “Ilha da Magia”. O nome da cidade também é carinhosamente abreviado como “Floripa” por muitos brasileiros.

Florianópolis é vibrante: embora conte com uma enorme lista de atividades diurnas e pontos de interesse a serem visitados antes do sol se pôr, a cidade oferece também inúmeras opções aos notívagos. Na Lagoa da Conceição e no norte da ilha se concentra a vida noturna da cidade. A primeira é mais famosa pelos vários bares e casas noturnas; a segunda, pelas festas, que ocorrem especialmente no sofisticado bairro de Jurerê Internacional.
Os morros da cidade estão cobertos de vegetação tropical e são atravessados por centenas de riachos e córregos, que frequentemente se transformam em belíssimas cachoeiras. Há várias trilhas ecológicas espalhadas por toda a ilha, muitas delas com nível baixo de dificuldade, o que as torna uma excelente opção de lazer ao ar livre.
História
A cidade foi fundada em 23 de março de 1726, com o nome de Nossa Senhora do Desterro, em referência à sua padroeira. Mais tarde, tornou-se simplesmente Desterro. Posteriormente, foi-lhe dado o nome Florianópolis, em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, presidente do Brasil de 1891 a 1894, durante o período da República Velha. Uma vez que Floriano Peixoto foi um chefe militar atuante na repressão e execução dos derrotados da Revolução Federalista, presos e fuzilados na fortaleza de Anhatomirim, o nome foi rejeitado por muitos dos moradores da cidade, que estavam em luto pela perda de tantos concidadãos. Por esta razão, continuou-se durante muito tempo a utilizar o nome antigo da cidade, Desterro. Até recentemente, alguns habitantes célebres da cidade ainda se recusavam a se referir a Florianópolis pelo nome atual.
Geografia
Florianópolis fica naquele que é o menor estado da região Sul, tanto em tamanho quanto em população, Santa Catarina. A cidade se estende por 675.409 km² e tem uma população de cerca de 460 mil habitantes. A Ilha de Santa Catarina possui uma geografia bastante acidentada, com muitos morros, planícies, enseadas, dunas e lagoas. As duas maiores lagoas são a Lagoa da Conceição e a Lagoa do Peri, sendo a primeira uma laguna de água salobra e a segunda um lago de água doce.
Em três pontos a ilha se aproxima do continente: no extremo sul, na região central e no norte. Isto faz com que se formem duas baías muito amplas de águas tranquilas e tépidas, onde são cultivadas as internacionalmente famosas ostras de Florianópolis.

Ao redor da Ilha há dezenas de ilhas menores, sendo as mais famosas a ilha do Arvoredo, uma reserva biológica de acesso restrito, a ilha de Anhatomirim, com sua magnífica fortaleza setecentista, e a Ilha do Campeche, famosa por suas inscrições rupestres e pelas águas cristalinas. Algumas das ilhas adjacentes são particulares, tendo acesso restrito ao grande público.
Há na Ilha de Santa Catarina dois grandes conjuntos de dunas, sendo o mais famoso o das dunas da Joaquina, entre a praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição. Estas dunas são compostas por areia fina e branca, alcançando vários metros de altura. Aí é praticado o sandboard, esporte semelhante ao snowboarding em que se desliza sobre uma prancha sobre as areias íngremes.

Florianópolis é a única cidade brasileira a possuir o Certificado Socioambiental Internacional, mais conhecido como Blue Flag ou Bandeira Azul, oferecido pela FEE (Foundation for Environmental Education) aos destinos que cumprem critérios nas áreas de educação ambiental, informação e sinalização de segurança e manutenção da qualidade da água e do meio ambiente costeiro. A certificação é renovada anualmente, com um júri nacional e internacional efetuando a nova avaliação das praias. Deste júri faz parte o Ministério do Turismo do Brasil.
Como chegar?
De avião
Florianópolis possui um aeroporto, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz (IATA: FLN), localizado no sudoeste da Ilha de Santa Catarina. Dez empresas aéreas operam vôos domésticos para Florianópolis: dentre elas estão TAM, GOL, Avianca Brasil, Azul, Trip e outras, que oferecem voos diretos de e para Brasília, Campinas, Chapecó, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A companhia argentina Aerolíneas Argentinas possui voos diretos entre Florianópolis e Buenos Aires durante o período que vai de dezembro a março. Chegando ao aeroporto, os viajantes podem utilizar meios de transporte como ônibus, táxi ou optar pelo aluguel de carros. O site MobFloripa oferece informações sobre mobilidade urbana em Florianópolis.
De ônibus
Várias empresas oferecem viagens de ônibus até Florianópolis. A rodoviária de Florianópolis recebe tanto ônibus nacionais como internacionais. Para consultar pela Internet os horários dos ônibus que chegam ou saem da cidade, consulte a página do Terminal Rita Maria (DETER). Algumas das companhias são: Itapemerim, Penha, Catarinense, 1001, União, Reunidas e Santoanjo.
De carro
Quem deseja chegar de carro a Florianópolis deve tomar a BR-101, que leva os viajantes até a cidade vizinha de São José. De lá, há duas principais rotas de acesso. A primeira é o bairro do Estreito, acessível para quem vem da região norte do estado por baixo de um dos viadutos da BR-101, localizado em frente ao estacionamento da empresa Itapemirim/Penha. Atravessando primeiramente o bairro de Barreiros, na cidade de São José, depois o bairro de Estreito, em Florianópolis, acessa-se por fim a ponte que liga a porção continental de Florianópolis à Ilha de Santa Catarina. A segunda opção é a Via Expressa, bem sinalizada e localizada nas proximidades do Shopping Itaguaçu.
Circular
De ônibus
O transporte coletivo de Florianópolis infelizmente se resume aos ônibus. Procurando seguir o modelo do transporte coletivo da cidade de Curitiba, Florianópolis possui em sua maioria excelentes ônibus e têm uma organização muito boa de seus terminais. Caso você venha a utilizá-lo diversas vezes, compre um cartão turista, que disponibiliza passagens mais baratas. Os ônibus em Florianópolis geralmente funcionam das 05:00 às 00:00. No período de meia-noite às cinco da manhã, funcionam apenas os “madrugadões” que, geralmente, circulam de duas em duas horas.
De carro
Deve-se dirigir com muito cuidado em Florianópolis. Apesar de a cidade ser muito bem sinalizada, há controladores de velocidade e de ultrapassagem de sinais por toda a cidade, portanto, caso você opte por visitar a cidade de carro ou por alugar um veículo, fique atento à sinalização e aos semáforos.
De táxi
A tarifa de táxi em Florianópolis é relativamente barata, porém vale a cautela. Algumas vezes, dependendo do número de passageiros e do trajeto, compensa mais utilizar táxi do que ônibus. O site Tarifa de Táxi permite que se faça um cálculo aproximado dos custos de uma viagem.
Veja
- Ponte Hercílio Luz – Este é um dos principais cartões-postais da cidade e um dos primeiros pontos de interesse avistados por quem chega à capital catarinense. A belíssima ponte de aço, construída entre 1922 e 1926, liga a parte continental da cidade à ilha. É a maior ponte pênsil do Brasil e conta com um mirante na cabeceira insular que oferece uma vista magnífica da cidade. Atualmente, ela está inativa.

- Catedral Metropolitana– Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, esta é uma das mais belas construções na cidade de Florianópolis. A catedral metropolitana se encontra junto à Praça XV de Novembro e próxima ao Palácio Cruz e Sousa.
- Fortalezas– Com os trabalhos de construção iniciados em 1739, as fortalezas serviam para proteger a cidade das tentativas de posse por parte dos espanhóis. São elas: a Fortaleza de Santa Cruz, em Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e a Fortaleza de Santana.
- Mercado Público – Utilizado antigamente como mercado da cidade pela facilidade com que barcos de pescadores podiam se atracar à construção, o local ainda hoje conta com várias lojas. Encontra-se no Largo da Alfândega, próximo ao TICEN – Terminal de Integração do Centro e ao prédio da antiga Alfândega.
- Palácio Cruz e Sousa – Antiga residência oficial do Governador do Estado, o Palácio Cruz e Sousa encontra-se no centro de Florianópolis, junto à Praça XV de Novembro e próximo à Catedral Metropolitana.
- Ribeirão da Ilha – A 36 quilômetros de distância do centro, no sentido sul, este antigo distrito de Florianópolis é testemunha da imigração açoriana. Seu centro histórico, na Freguesia, tem uma praça na qual está o antigo casario, a Igreja Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão e o Museu Etnológico, que guarda documentos e artefatos históricos. No Ribeirão da Ilha encontramos diversos restaurantes cuja especialidade são as ostras, cultivadas no próprio local.
- Teatro Álvaro de Carvalho – Localizado no centro da cidade, o Teatro Municipal foi edificado no estilo eclético de 1875, ano de sua inauguração. Fica próximo aos fundos da Catedral Metropolitana. Endereço: Rua Marechal Guilherme, nº 26. ☎ (48) 3028 8070 ou (48) 3028 8071
- Teatro Ademir Rosa (Teatro do CIC) – Administrado pelo Governo Estadual, o Teatro Ademir Rosa, com 956 lugares, é a principal atração do CIC, que também possui cinema, oficina das artes, museu, entre outros. Endereço: Av. Irineu Bornhausen, 5600. ☎ (48) 3953-2300.
- Velha Figueira– Assim chamada no “Rancho de Amor à Ilha”, hino oficial do município de Florianópolis, a árvore centenária se encontra- na Praça XV de Novembro, principal logradouro do centro da cidade.
Praias
É claro que ir a Florianópolis, especialmente no verão, e não visitar algumas de suas praias seria um absurdo. No entanto, não deixe de consultar o relatório de balneabilidade das praias de Florianópolis, disponível pela Internet, garantindo assim que você não estará entrando em local impróprio para banho. Das mais de 100 praias da cidade, as seguintes são as mais conhecidas:
Norte
- Canasvieiras
- Praia Brava
- Jurerêe Jurerê Internacional
- Praia dos Ingleses
- Pontas das Canas
- Cachoeira do Bom Jesus
- Daniela
- Santinho
- Sambaqui
- Santo Antônio de Lisboa
Leste
- Praia Mole
- Praia da Galheta (nudista)
- Barra da Lagoa
- Praia da Joaquina
- Praia de Moçambique
Sul
- Campeche
- Armação
- Matadeiro
- Pântano do Sul
- Açores
- Solidão
- Saquinho
- Morro das Pedras
Faça
Passeio até a Costa da Lagoa – Para chegar à Costa da Lagoa, há somente duas opções: de barco ou a pé. Para ir de barco, basta tomá-lo na cabeceira da Ponte da Lagoa, onde se efetuam embarque e desembarque, ou na margem do Rio Vermelho. O passeio é barato, e há vários restaurantes de frutos do mar na área. Se preferir chegar a pé, siga de carro até o final do Canto dos Araçás, estacione e tome a trilha, que dura aproximadamente 2 horas.
Passeio até Anhatomirim – Anhatomirim é uma belíssima ilha onde, no século XVIII, foi construída uma fortaleza com a finalidade de defender a região dos invasores espanhóis. No caminho até lá, é possível ver as ilhas Ratones Grande e Ratones Pequena, onde também há um forte, além da linda paisagem da Baía dos Golfinhos. O passeio fica em torno dos R$40 por pessoa, já incluída a taxa de entrada na ilha.

Passeio até a Ilha do Campeche – A Ilha do Campeche conta com uma linda praia de areias brancas finas e trilhas imperdíveis. O custo do passeio é de cerca de R$35 e o embarque é feito a partir da Praia da Armação, mais ao sul da ilha.
Passeio até a Praia de Naufragados – A praia fica no extremo sul da ilha e só é acessível por uma trilha ou por barco. É possível ir até o início da trilha de carro e seguir o resto a pé (aproximadamente 40 minutos). No caminho, ainda dá para conhecer o distrito do Ribeirão da Ilha, pitoresco por manter quase intacta sua ambiência histórica.
Rafting no Rio Cubatão do Sul – Na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, região metropolitana de Florianópolis, é possível praticar rafting no Rio Cubatão do Sul. A aventura dura 2, 4 ou 6 horas, a depender do pacote escolhido, e o preço médio é de R$40.
Voo duplo de parapente – Praticado na Praia Brava, Santinho e Mole, o voo duplo de parapente é uma emocionante atividade ao ar livre. Duram em média vinte minutos e custam R$130,00.
Passeios em quadriciclos – O passeio, que custa cerca de R$130, tem início no Costão do Santinho, se estende por 15 km e dá direito à visitação das Oficinas Líticas e do Museu de Arqueologia Subaquática, na Praia dos Ingleses. ☎ (48) 9909 9958 ou (48) 3369 5847.
Mergulho na Ilha do Arvoredo – Existem algumas operadoras de mergulho com saídas regulares para a Ilha do Arvoredo. Pode-se sair do norte da Ilha ou de Bombinhas. É um lugar bonito com alguma diversidade marinha: corais, peixes, tartarugas, restos de embarcações. Esta é uma atividade muito divertida para aqueles que gostam de mergulho com cilindro (scuba diving) e pode ser realizada por mergulhadores credenciados ou não.

Sandboard – Praticado nas dunas da Praia dos Ingleses (norte da ilha) e na Praia da Joaquina. O aluguel das pranchas é feito no local, a cerca de R$25,00/hora e sem instrutor.
Lagoa do Peri – A Lagoa do Peri é a maior lagoa de água doce potável da costa catarinense.
Trilhas – Para quem gosta de desvendar caminhos por dentro da mata, há três trilhas que rodeiam a lagoa. No Caminho do Saquinho, que contorna as margens norte e noroeste, é possível apreciar de perto áreas preservadas de Mata Atlântica e até mesmo resquícios de engenhos coloniais. Já o Caminho da Restinga vai da lagoa à praia da Armação em meio a restinga, pinheiros e eucaliptos. O Caminho da Gurita é o mais longo e também o mais atrativo, por causa do riacho e de pequenas cachoeiras que o visitante encontra pelo caminho, um verdadeiro convite para um banho refrescante.
Sertão do Peri – Simples e pacato, o Sertão do Peri é pouco visitado por turistas. Nessa região está localizado um engenho de farinha de mandioca e alguns alambiques para cachaça.
Esportes náuticos – Há barracas que alugam stand up, caiaques, boias e pedalinhos no local, especialmente na alta temporada, que vai de dezembro a março.
Eventos
O calendário de eventos da prefeitura lista os eventos que acontecem na cidade. Entre os mais destacados estão:
Feira da Esperança – A Feira da Esperança, realizada em maio no Centro-Sul, tem como objetivo arrecadar fundos para a Apae de Florianópolis. ☎ (48) 3249 6778.
Fenaostra – Geralmente realizada no Centro-Sul, no mês de outubro, a Fenaostra é a feira especializada em ostras, uma das iguarias cultivadas na ilha. ☎ (48) 3251 6040.
Procissão do Senhor dos Passos – Tradicionalíssima procissão realizada na cidade desde o século XVIII, quando a estátua do Senhor Jesus dos Passos chegou à ilha sob circunstâncias inusitadas. A relíquia é belíssima, em tamanho natural, esculpida pelo artesão baiano Francisco Chagas. É o maior evento religioso da cidade, atraindo milhares de pessoas e acontecendo geralmente no mês de março.
Festa da Laranja – Realizada sempre nos meses de maio ou junho, a festa ocorre na Trindade, próximo à Biblioteca Universitária. ☎ (48) 3233-4606.
Festa do Divino – Realizada em diversos locais. Em Florianópolis há sempre na “Praça dos Bombeiros”, no centro e no continente, na principal praça do bairro estreito.
Parada da Diversidade – Realizada pela primeira vez em Florianópolis no ano de 2006 pela AEGLBTS/SC, na Av. Beira Mar Norte, a parada atraiu 30 mil pessoas, reunindo grande parte da comunidade de gays, lésbicas, transsexuais, bissexuais e apoiadores da causa na região. Desde então, a grande celebração da diversidade tem crescido, endossando a fama de Florianópolis como cidade aberta e gay-friendly. ☎ (48) 3028 8889 ou (48) 8419 7184.
Planeta Atlântida – Evento musical realizado pela rádio gaúcha Atlântida, que faz parte do grupo RBS, concessionária da Rede Globo na região sul. Ocorre sempre no mês de janeiro em Florianópolis, no parque Planeta. ☎ (48) 3216 2688.
Compras
Largo da Alfândega e Catedral
No Largo da Alfândega, ao redor da alfândega propriamente dita e em frente à catedral, há uma feira de artigos variados, com muitos biscoitos artesanais, artesanato, flores, doces, frutas etc. Ela acontece semanalmente às terças, quartas, sextas-feiras e sábado.
Antiga Alfândega
Para os interessados em artigos artesanais, no prédio da antiga Alfândega há uma feira de artesanato e produtos locais, onde é possível comprar desde cachaças feitas na ilha até bonecas de bruxas. Os preços são bons e não há taxa de entrada. O acesso fica na rua Conselheiro Mafra, ao lado do mercado público municipal.
Pracinha da Lagoa
Aos domingos, das 10 às 18 horas, acontece a Feirarte na Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Nesta feira de artesanato, organizada pelo Casarão da Lagoa e pela Fundação Franklin Cascaes, é possível comprar todo tipo de artesanato local.
Shoppings
Shopping Beiramar, Rua Bocaiúva (no centro, paralela a Av. Rubens de Arruda Ramos, mais conhecida como Av. Beiramar Norte), ☎ (48) 3223 6425. O shopping conta com cerca de 200 lojas e 3 salas de cinema.
Shopping Itaguaçu, Rua Geroncio Thives, 1079 – Barreiros, ☎ 0800 48 0055. Este é o shopping mais antigo de Santa Catarina, inaugurado em abril de 1982. Encontra-se a menos de 10 minutos do centro de Florianópolis, em São José, município vizinho. Possui 160 lojas e 05 salas de cinema.
Floripa Shopping, SC 401, ☎ (48) 3331 1000. Tem 160 lojas e oito salas de cinema tipo stadium.
Iguatemi Florianópolis, Av. Beiramar, com esquina com a Av. Madre Benvenuta, Bairro Santa Mônica; ☎ (48) 3231 4900. Tem 200 lojas e 7 salas de cinema tipo stadium.
Continente Park Shopping, Rodovia BR 101, KM 211 – Esquina Rod. SC 407; Distrito Industrial, em São José. É o shopping mais novo do estado, com mais de 200 lojas, amplo estacionamento com leds que informam quantidade de vagas livres. Traz um padrão novo para a Grande Florianópolis.
Shoppings alternativos
Open Shopping – O Open Shopping é um shopping aberto, localizado em uma das praias mais badaladas de Florianópolis, a Jurerê Internacional. Todo o balneário é vigiado eletronicamente 24 horas por dia, a fim de garantir a segurança dos visitantes.
Ilha Shopping – Localizado na SC 401, no Norte da Ilha, abre apenas na temporada e tem como diferencial a relização de shows e grandes eventos.
Comer
Florianópolis é o maior produtor de ostras do Brasil. Na verdade, 60% da carga movimentada no Aeroporto Internacional Hercílio Luz são ostras, remetidas a diversas localidades do Brasil. A qualidade das ostras florianopolitanas é indubitável, especialmente as que provêm do distrito do Ribeirão da Ilha. Lá é possível encontrar ostras por R$ 5,00 a dúzia. Praticamente qualquer restaurante da cidade vende ostras, preparadas das mais diversas maneiras: crua, ao bafo, gratinada e nos mais diversos pratos. Não volte de Florianópolis sem ter experimentado esta iguaria marinha.
Além disso, a cidade oferece uma grande variedade de restaurantes especializados em diversas culinárias tradicionais. Em Florianópolis, assim como em qualquer capital moderna do país, é possível desfrutar de uma boa massa italiana, comer sushi, uma paella ou o excelente churrasco gaúcho. Abaixo listamos alguns dos melhores restaurantes da cidade, divididos por preço:
Econômico
Boca’s – Av. Marin Max Schramm, 3771; ☎ (48) 3240 0551. Este estabelecimento é conhecido por suas porções gigantes e baratas, onde 1/4 de uma porção serve duas pessoas com folga. Existem outras unidades em Florianópolis, no norte da Ilha, na praia de Cachoeira do Bom Jesus e no município vizinho São José.
Capitão Gourmet – Rua Lauro Linhares, 600; ☎ (48) 3333 3239. O restaurante é um ponto de encontro universitário que de dia serve refeições a preços acessíveis e, à noite, ganha uma divertida atmosfera de bar. Aceita todos os cartões de crédito.
Engenho do Vô – Rod. Baldicero Filomeno, 4139; ☎ (48) 3337 4696. Uma deliciosa comida caseira a preços excelentes. Aceita cartões de crédito Visa e Mastercard/Diners.
Esfiharia e Choperia Maresias – Av. Desembargador Pedro Silva, esq. com Fritz Muller; ☎ (48) 3733 6080. Excelente e animado happy hour, servindo esfihas e petiscos num deck de frente para o mar.
Restaurante Rancho de Canoa – Rua Laurindo José de Souza, 188; ☎ (48) 3232- 3639. É especializado em frutos do mar, tendo como prato principal o famoso camarão na moranga. O restaurante fica às margens de um canal que liga a Lagoa da Conceição e a Praia da Barra da Lagoa, contando com uma linda vista em seu píer.
Samurai Temaki – Avenida Afonso Delambert Neto, 619, loja 3; ☎ (48) 3207 8005. Localizada na Lagoa da Conceição, é uma temakeria com cardápio variado, mais de 25 tipos diferentes de temakis, em ambiente agradável, localização privilegiada e preço justo.
Sushimasa – Av. Beira Mar Norte, 1990; ☎ (48) 3224 5124. Comida japonesa. Aceita todos os cartões de crédito.
Zé do Cacupé – Também especializado em frutos do mar, na Praia do Cacupé, bem próximo ao Centro. Restaurante típico de pescadores, com uma comida muito gostosa.
Casa do Pastel – Avenida das Rendeiras, 1228; ☎ (48) 3218 1008. De frente para a Lagoa da Conceição, uma excelente opção em pastéis.
Médio
Bar do Arantes – Praia do Pântado do Sul. O local é interessantíssimo: ali existe um costume de os visitantes deixarem “bilhetes” pendurados nas paredes, registrando sua passagem pelo local. A tradição começou ainda antes da chegada da luz elétrica à região, quando as pessoas utilizavam os bilhetes para avisar aos colegas que vinham mais tarde e em que região da praia estavam acampados. O preço é moderado. A especialidade são os frutos do mar, principalmente a tainha grelhada.
Bistrô Isadora Duncan – Rodovia Jornalista Manuel de Menezes, 2658; ☎ (48) 3232 7210. Sem dúvida um dos melhores ambientes para se jantar a dois em Florianópolis. Está localizado em um dos lugares mais paradisíacos da Ilha de Santa Catarina, a Barra da Lagoa.
El Grand Comilon – Av. dos Salmões, S/N, ☎ (48) 3282-2035. Excelente comida espanhola: paella, caldeirada, salmão, bacalhau e panelada de linguado.
It’s Italian Trattoria & Restaurante do Guto – Av. Hercílio Luz, 1169; ☎ (48) 3224 0974. Uma boa opção em culinária italiana.
Macarronada Italiana – Av. Jorn. Rubens de Arruda Ramos, 2458; ☎ (48) 3223 2666 ou 3028 2666. Av. Central do Kobrasol, 240; ☎ (48) 3259 1050 ou 3035 1050. Av. das Rendeiras, S/N; ☎ (48) 3232 5520. Uma excelente pequena rede de restaurantes italianos.
Miyoshi – Av. Beira mar Norte, 1068; ☎ (48) 3232 5959. Comida japonesa, chinesa e tailandesa.
O Lusitano – Rod. Gilson da Costa Xavier, 2099; ☎ (48) 3232 9093. Restaurante português com doze opções de bacalhau e ótimas opções de carnes, outros peixes e frutos do mar. Um dos melhores bolinhos de bacalhau da cidade, carta com quase cem rótulos de vinhos portugueses, vista para a Beira Mar Norte.
Vila Terceira – Rod. Baldicero Filomeno, 7808; ☎ (48) 3337 5793. Restaurante especializado em frutos do mar, com preços justos e excelente qualidade. Tudo isso diante das calmas águas da Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. O nome da casa vem do fato de a Freguesia do Ribeirão da Ilha ser a terceira vila a ser fundada na Ilha de Santa Catarina, após Santo Antônio de Lisboa e Desterro.
Luxuoso
Pier 54 – Av. Beira Mar Norte; ☎ (48) 3225-3138. Comida típica da costa catarinense, aberto das 19h até o último cliente. Aceita cartões: Visa, Mastercard, Diners Club e American Express.
Ostradamus – Rod. Baldicero Filomeno, 7640. Um dos mais tradicionais restaurantes da Ilha, localizado num dos pólos gastronômicos da cidade, o Ribeirão da Ilha. A decoração remete à cultura açoriana. Os pratos são caros, mas muito bem servidos. Do outro lado da rua há um café adjacente ao restaurante, o charmoso Tens Tempo, com doces tradicionais portugueses.
Bares e Boates
Florianópolis oferece casas noturnas e bares para os diversos gostos musicais e estilos: música eletrônica, rock, pop e sertanejo, tudo tem o seu lugar na Ilha da Magia. Alguns lugares, no entanto, ficam abertos exclusivamente na alta temporada, de modo que é sempre bom consultar a programação no site ou página de Facebook do seu local de interesse.
A bela Florianópolis também virou um dos destinos mais procurados por gays e lésbicas. A cidade ocupa o segundo lugar entre os destinos brasileiros preferidos pelo público GLBT e conta com vários points e festas voltados ao público gay. A fama de capital simpatizante começou há cerca de 15 anos, quando Florianópolis promoveu o primeiro Pop Gay, um concurso de fantasias para transformistas em praça pública, no centro da cidade. O evento cresceu e no ano de 2008 recebeu mais de 50 mil espectadores. O órgão oficial de turismo do Estado de Santa Catarina tem trabalhado em conjunto com a iniciativa privada no sentido de divulgar a cidade para o público gay e lésbico. As grandes boates e promoters do país estão realizando festas e pool parties; no carnaval, por exemplo, ocorrem eventos nacionalmente conhecidos como South Beats, E-joy, Nova Pool Party, Sunrise Party, Babylon e Troy. As casas GLBT de Florianópolis também buscam agradar os mais diferentes gostos: dentre elas estão Concorde Club, Mix Café, La Luna Club, Floribar e outras.
Confira a lista com as melhores opções para sair à noite em Florianópolis:
Cachaçaria da Ilha – Avenida Osmar Cunha, 164; ☎ (48) 3224 0051. Tradicional ponto de encontro tanto dos manezinhos (nativos da ilha) e turistas. Um lugar agradável para beber na companhia de amigos.
Concorde Danceteria – Av. Rio Branco, 729. Casa noturna com duas pistas, três bares, pista principal giratória e sala com acesso a internet. Público predominante: GLBT.
Cervejaria Original – Rua Altamiro Guimarães, 126. A já conhecida Cervejaria Original, que também está presente em outros municípios brasileiros e oferece uma das melhores cervejas econômicas do país.

Confraria – O melhor da música, arte, moda, gastronomia e diversão. Eleita “o melhor bar do Brasil de 2006”, pela revista Cool Magazine, a Confraria está localizada no início da Lagoa da Conceição, um dos mais belos cartões postais de Floripa.
El Divino – A rede El Divino possui as casas El Divino Lounge, o complexo Music Park e o Parador de Paia P-12.
El Divino Lounge – Rua Almirante Lamego, 1147; ☎ (48) 3225 1266.
Music Park, Complexo noturno composto pela boate Pacha, pela casa de shows Music Park e pela boate de luxo Posh. SC 402 – Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho, Km 1 – Jurerê Internacional, ☎ (48) 3282 2054.
Parador P-12 – Av. dos Pampas, 1147; ☎ (48) 3282-1816. Excelente casa localizada no célebre Jurerê Internacional, um dos pontos mais badalados de Florianópolis durante a alta temporada.
Floribar Café Lounge – Rua Durval Melchíades de Souza, 638; ☎ (48) 3322 2550. Charmoso bar no centro da cidade, um lugar especial para você desfrutar do que há de melhor em um clube noturno que alia sofisticação e ótimo atendimento. Público Predominante: GLBT.
John Bull Pub – Av. das Rendeiras, 1046; ☎ (48) 3232 8535. Point de encontro de quem gosta de rock ‘n’ roll. Sempre com música ao vivo. Belíssimo lugar, com vista para a lagoa.
Latitude 27 – Morro da Praia Mole. Bandas ao vivo, frequentado por jovens universitários. Muito cheio em dias de festa.
Mecenas – Rua Lauro Linhares, 770; ☎ (48) 3334 2277.
Mix Café – Rua Menino Deus, 47; ☎ (48) 3324 0102. Casa noturna com dois andares: no térreo está o bar; no piso superior, a pista de dança, o palco para apresentações e o dark room. Shows de drag queens toda sexta-feira.
Scuna Bar – Avenida Beira Mar Norte, S/N; ☎ (48) 3225 3138. Casa noturna com dois terraços, dois bares, pista de dança, música ao vivo e estacionamento próprio. Publico mais velho, faixa etária acima dos 35 anos. Público predominante: adultos heterossexuais
Sins Pub – Rua Tiradentes, 143. Um simpático bar localizado no centro da cidade, entrada franca. Público predominante: GLBT.
Café de la Musique – Avenida dos Merlins, S/N; ☎ (48) 3282 1325. Famoso ponto de encontro no Jurerê Internacional.
Hospedagem
A cidade de Florianopolis atrai vários tipos de turistas, pela grande diversidade de atrações. Há os que preferem conhecer as praias, lagoas e ilhas, os que querem se aventurar pelas fortalezas e trilhas e os que preferem fazer uma viagem cultural pelos patrimônios históricos que a capital de Santa Catarina oferece. Seja qual for o seu perfil, a hospedagem é a chave para o conforto e a tranquilidade da viagem.
Econômico
Hostel Way2go – Rua Rita Lourenço da Silveira, 139; ☎ (48) 3364 6004.
Segunda Casa – Albergue econômico, na Rua Engenheiro Agrônomo Jaime Mauro Knabben, 735.
Pousada Saint Paul – Rua Mercurio, 197; ☎ (48) 3269 1671. Perto dos bares, restaurantes e a apenas 100 metros do mar, a pousada é uma opção para quem deseja se hospedar numa bela praia e se sentir em casa.
Hotel Bruggemann – R. Santos Saraiva, 416; ☎ (48) 3224 2344.
Hotel SESC Cacupé – Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670; ☎ (48) 3231 3200. Excelentes preços, principalmente se você for sócio do SESC.
Hotel Valerim Center – Rua Felipe Schmidt, 554; ☎ (48) 3225-1100. Tradicional hotel localizado no centro da cidade. Apartamentos economicos para quem vai a Florianópolis a lazer ou trabalho. Acesso gratuito à internet, café da manhá incluso, TV a cabo, restaurante, garagem e lavanderia.
Veleiros Hotel – R. Silva Jardim, 234; ☎ (48) 2224 6622.
Pousada Onde o Sol Nasce Primeiro – Localizada a poucos metros da praia do Morro das Pedras, oferece excelentes serviços de hospedagem em um local familiar, seguro e tranquilo. Próximo às praias conhecidas do sul da ilha, como o Campeche, a Praia da Armação/Matadeiro.
Médio
Ibis Hotel – Av. Rio Branco, 37; ☎ (48) 3216 0000. Está localizado no centro da cidade, em uma de suas principais avenidas.
Parthenon Lindacap – R. Felipe Schmidt, 1102; ☎ (48) 3225-4500. Localizado no centro da cidade, o hotel é ideal para quem vai a trabalho ou não tem a intenção de passar o dia nas praias, pois tem fácil acesso às áreas de comércio e restaurantes. Diárias a partir de R$ 110.
Hotel Maratea Mare – Av. Luiz Boiteaux Piazza, 2973; ☎ (48) 3284 5495. O hotel está na Praia de Cachoeira do Bom Jesus, no norte da ilha, uma praia com água morna e calma. Todos os apartamentos são compostos por um dormitório, um banheiro, uma sala de estar, cozinha completa, ar condicionado, telefone, TV a cores e cofre. Serviço de Internet wireless grátis no lobby. Diárias para casal a partir de R$99,00 na baixa temporada.
Hotel Valentim Plaza – Rua Felipe Schmidt, 705; ☎ (48) 2106 0200. Tradicional hotel localizado no centro da cidade. Apartamentos totalmente remodelados, oferece conforto e economia para quem vai a Florianópolis a lazer ou trabalho. Acesso gratuito à internet, café da manhá incluso, sem taxas adicionais, TV a cabo, restaurante, garagem e lavanderia.
Hotel Pousada Ilha da Magia – Av. Pref. Acácio Garibaldi Santiago, 23; ☎ (48) 3232 5038. Pousada com chalés em madeira e alvenaria, com vista para a Lagoa da Conceição, localizada entre as praias Mole e Joaquina. A pousada conta com café da manhã, TV, frigobar, Internet, estacionamento, piscina para adultos e crianças, ofurô, mirantes virados para a Lagoa, agendamento de táxis e aluguel de carro e moto.
Pousada Natur Campeche – Servidão Família Nunes, ☎ (48) 3237 4011. Pousada localizada na linda Praia do Campeche, totalmente integrada à natureza. Oferecem piscina, sauna, jacuzzi com hidromassagem e água quente no jardim, sala holística para massagens, sala de estar, sala de leitura e jardim com lindos recantos. O café da manhã é todo caseiro.
Luxuoso
Costão do Santinho – ☎ 0800 48 1000. O melhor Resort & SPA do Brasil. Consulte e faça reservas pelo site.
Majestic Palace – Av. Beira Mar Norte, 2746; ☎ (48) 3231-8000 ou (48) 3224 6746. Localizado na principal avenida de Florianópolis, ao lado do Shopping Beiramar, o Majestic Palace é um dos mais novos hotéis de Florianópolis e dispõe de diversos serviços como: ar condicionado, coffe shop, fitness center, piano bar, restaurante, spa, diárias com café da manhã incluso, concièrge, heliporto, piscina, room service 24h, TV 25 polegadas de tela plana, business center, convention center, minibar, ponto de Internet banda larga e secador de cabelo. Possui acomodações de vários tipos.
Sofitel Florianópolis – Av. Rubens de Arruda Ramos, 2034; ☎ (48) 3202 6100. Planejado para ser um hotel boutique, conta com 120 apartamentos, duas suítes e uma suíte presidencial, a unidade tem área de lazer com piscina, sauna e centro de convenções.
Segurança
Florianópolis é uma cidade com um forte esquema de segurança. Em toda a extensão central e em alguns outros pontos do continente, a prefeitura instalou câmeras de segurança nas ruas e um centro de apoio, comandado pela Guarda Municipal de Florianópolis e apoiado pela Polícia Militar. Atualmente o maior problema enfrentado na capital é o tráfico de drogas.
Central de Polícia de Florianópolis – ☎ (48) 3251 5200. Gabinete do Coordenador, ☎ (48) 3251-5203.
Quartel do Comando Geral da PM – ☎ (48) 3229 6300. Gabinete do Comandante Geral, ☎ (48) 3229 6307 ou 3229 6308.
Créditos
- Texto: adaptação de “Florianópolis”, em Wikivoyage.org; por HakanIST, Henriquebachelor, TexugoBot, Texugo, Addbot, Karinekerr, SteveRbot, Wrh2Bot et al.; CC BY 3.0
- “Ponte Hercílio Luz”, por Alfabilesantana, CC BY 4.0
- “Fortaleza de Anhatomirim”, por Alberto L. Barckert, em Fortalezas.org
- “Fortaleza de Santo Antônio dos Ratones”, por Alberto L. Barckert, em Fortalezas.org
- “Ilha do Campeche”, por Rodrigo Soldon, CC BY 3.0
- “Vista do Parque das Dunas da Joaquina, em Florianópolis”, por Nath Dothling, CC BY 4.0
- “Morro das Pedras”, por Sandra Kafka, CC BY 2.0
- “Mercado Público de Florianópolis”, por Rodrigo Soldon, CC BY 3.0
- “Praia da Joaquina e Lagoa da Conceição”, por Maikon Almeida, CC BY 4.0
- “Paisagem no Ribeirão da Ilha, Florianópolis”, por Ademir Santos, CC BY 3.0
- “Pôr do Sol em Ribeirão da Ilha”, por Graziela Ramos Venson, CC BY 3.0
- “Ribeirão da Ilha, Florianópolis (SC)”, por Hansch, CC BY 3.0
- “Costão do Santinho, Florianópolis, Brasil”, por atramos, CC BY 2.0
- “Praia dos Ingleses”, por atramos, CC BY 2.0
- “Escunas na Praia de Canasvieiras”, por Amanda Likes, CC BY 4.0
- “Jurerê Beach in Aerial View”, por autor desconhecido, CC BY 4.0
- “Praia Brava, Florianópolis”, por Eduardo Mendes, CC BY 2.0
- “Cachoeira do Bom Jesus, Florianópolis”, por Sergio Camargos, CC BY 4.0
- “Praia Mole – Florianópolis – Brasil”, por Leandro Kibisz, CC BY 3.0
- “Panorâmica da Praia da Joaquina”, por Lilian Silva, CC BY 3.0
- “Praia de Matadeiro e Ilha da Armação”, por Herbert Vieira, CC BY 3.0
- “Sandboard nas dunas da Lagoa”, por Anderson Schmitt, CC BY 3.0
- “Edifício da Alfândega em Florianópolis”, por Pepsiline, CC BY 2.0
- “Creamfields Brasil”, por Gerardo Lazzari, CC BY 3.0
Deixe uma resposta