A pouco menos de duas horas de Porto Alegre, a pequena cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, é considerada a capital brasileira do Natal. Lá as festividades natalinas começam mais cedo e terminam mais tarde: o Natal Luz, nome do festival que oferece apresentações e shows diversos, vai do dia 28 de outubro ao dia 15 de janeiro. As atrações são inúmeras, já que a cidade conta com festivais e apresentações o ano todo, uma desenvolvida indústria hoteleira, muitas opções de compras, passeios ecológicos, atrações infantis e uma excelente cena gastronômica apta a atender a todos os gostos.

Gramado está inserida na chamada Rota Romântica, estrada que passa por treze municípios de colonização alemã na região da Serra Gaúcha, ligando São Leopoldo a São Francisco de Paula. A iniciativa de criar um roteiro turístico teve como inspiração a estrada histórica de mesmo nome no sul da Alemanha, a Romantische Straße. Seus principais atrativos são as belas paisagens naturais que vão do Vale dos Sinos até o Planalto da Serra Gaúcha, as fileiras de hortênsias que ladeiam a estrada e a arquitetura rural e urbana tipicamente alemã.
Atrações

Algumas das principais atrações da cidade de Gramado são parte de uma série de espetáculos que compõem o maior festival da cidade: o Natal Luz. Dentre elas estão a apresentação musical “Eu Sou Maria”, em um palco deslumbrantemente instalado sobre o Lago Joaquina Rita Bier. O show conta a história do nascimento de Jesus, tendo Maria como protagonista e retratando episódios como a anunciação do Anjo Gabriel, a perseguição de Herodes e a busca de Maria e José por um local adequado para o nascimento da criança. O repertório inclui algumas das composições mais célebres do cancionário brasileiro, como “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, e “Gita”, de Raul Seixas. Outros espetáculos muito buscados são o Grande Desfile de Natal e o Natal Pelo Mundo, apresentação teatral que busca retratar como são as diversas tradições natalinas em países como EUA, Alemanha, Itália e Rússia.
A Avenida Borges de Medeiros, no centro da cidade, é ponto de passagem obrigatório, por ligar as áreas norte e sul de Gramado. No Natal, a rua é toda decorada com guirlandas, luzes pisca-pisca e uma linda árvore enfeitada. Ali estão concentradas as principais lojas, onde é possível comprar roupas e artigos de couro, souvenirs, o delicioso chocolate local e muitas outras coisas. Além disso, há bares e restaurantes, especialmente na Rua Coberta, uma via coberta aconchegante onde é possível jantar, tomar uma cerveja e curtir os shows musicais e o movimento local.
É também na Borges de Medeiros que ocorre, todos os dias durante o período que antecede o Natal, o Acendimento das Luzes, uma apresentação teatral gratuita que culmina no acendimento da iluminação de toda a região central da cidade, com direito até mesmo a neve artificial. Os atores aparecem na varanda e em plataformas instaladas sobre o Palácio dos Festivais, que também é o local onde é concedido o maior prêmio do cinema nacional, o Kikito do Festival de Gramado. No interior do palácio está o Teatro Elisabeth Rosenfeld, onde frequentemente há apresentações diversas como peças, espetáculos de mágica e música (além, é claro, do já mencionado festival de cinema).

Há poucos metros dali está a Igreja Matriz São Pedro, sempre lindamente iluminada para o Natal. A igreja foi construída em pedra basáltica e apresenta, em seu pátio, estátuas dos apóstolos. Os mais fiéis podem curtir todas as belíssimas apresentações natalinas e, depois, ir assistir à Missa do Galo ali. Representando a influência da cultura alemã sobre a região, há a Igreja do Relógio, luterana, a cerca de uma quadra de distância. Muitos dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, especialmente alemães provenientes do norte do país, eram luteranos, de modo que as duas denominações cristãs convivem hoje harmonicamente em Gramado.

A ascendência italiana também é muito comum entre os habitantes da Serra Gaúcha, de modo que, na Praça das Etnias, igualmente próxima do centro, é possível visitar o Memorial Casa Italiana, uma antiga residência em estilo italiano que busca reproduzir o típico lar de um imigrante. Ali pode-se desfrutar de um saboroso almoço à moda italiana. De lá saem ainda as vans que realizam os passeios do chamado circuito do agroturismo: o Tour do Vale, Tour Raízes Coloniais e o Tour Quatrilho, todos buscando apresentar ao turista o modo de vida típico das coloniais rurais da Serra Gaúcha. Aliás, quem estiver disposto a ir até a cidade de Bento Gonçalves, a cerca de duas horas de viagem, pode também realizar o passeio de maria fumaça pelo Vale dos Vinhedos, degustando os excelentes vinhos e espumantes gaúchos e apreciando as belíssimas paisagens. Quem não estiver disposto a ir tão longe, mas ainda assim desejar experimentar os vinhos locais e conhecer melhor o seu processo de produção, pode ir até a Vinícola Ravanello.

Outros destinos interessantes em regiões próximas à cidade são a impressionante Cascata do Caracol, na cidade vizinha de Canela, melhor vista desde o ponto final do bondinho, e o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o maior da América Latina. O Gramado Zoo, também na área rural da cidade, é um zoológico com uma proposta diferente: todos os animais que ali se encontram são pertencentes à fauna brasileira e foram resgatados de situações de perigo, estudados por biólogos conservacionistas especializados e cuidados por veterinários. Ali você pode ver macacos bugios, micos, saguis, jaguatiricas, onças, sussuaranas e lobos-guarás, além de inúmeras espécies de papagaios, tucanos e até mesmo pinguins.
Para concluir, uma vez de volta a Gramado, não se pode deixar de visitar o Lago Negro, uma das mais belas paisagens da cidade. Ali você pode alugar pedalinhos ou simplesmente passear pelas lindas calçadas ladeadas de hortênsias. Na mesma região, a porção sul da cidade, estão o famoso Mini Mundo, onde reproduções miniaturizadas de diversas cidades de todo o mundo fazem a alegria da criançada, e o Mundo Encantado, também perfeito para um passeio com os pequenos. Last but not least, quem quiser ter a experiência do Natal invernal do hemisfério norte pode patinar no gelo na Snowland, um parque temático em que o ambiente climatizado, o gelo e a neve reproduzem o clima frio tão associado a tal época do ano.

Museus
Seguindo pela Avenida das Hortênsias e pela Avenida Don Luiz Guanella, que lhe dá continuação, você passará por vários dos mais famosos museus da cidade de Gramado. São muitos e abrangem vários temas: há museus automobilísticos, históricos, exposições de estátuas de cera e até mesmo um museu voltado para a história dos Beatles, o primeiro do Brasil.

Para começar o passeio, os que gostam de carros antigos devem visitar o Hollywood Dream Cars, na Avenida das Hortênsias, que exibe modelos como os raríssimos Lincoln Continental Club Coupe 1946, Ford Victoria 1956 e o Ford F1 1948. O Super Carros é especializado nos modelos esportivos e exibe a Ferrari F430, o Porsche Cayman e a Lamborghini Gallardo. É possível alugar alguns dos carros para um test drive. As motocicletas estão bem representadas no Harley Motor Show, que também conta com um excelente bar.
Um dos mais visitados museus da cidade é o Museu de Cera Dreamland. Lá você encontra, divididas por tema, estátuas de diversas personalidades brasileiras e internacionais, como Angelina Jolie, Amy Winehouse, Dilma Rousseff, Lady Gaga, Neymar, Barack Obama, Harry Potter, Pelé, Johnny Depp e Albert Einstein. E em se tratando de celebridades, desde outubro de 2016, Gramado conta também com um museu dedicado à história dos Beatles, o Museu dos Beatles, que tem mais de mil itens, dentre os quais material discográfico em vários formatos (LPs, fitas K7, CDs, DVDs e outros), roupas, livros, revistas e instrumentos.
Seguindo na linha dos museus temáticos, o Museu do Perfume, adjacente à loja Fragram é um local interessantíssimo. Lá estão presentes fragrâncias históricas como Violeta di Parma, elaborada especialmente para Marie Louise, esposa do imperador francês Napoleão Bonaparte. O Museu Medieval exibe armas, brasões e vários outros artefatos associados à Idade Média europeia. O edifício que o abriga, o Castelo Saint George, foi projetado e construído pelo proprietário, Gilberto Guzenski, que recebe os visitantes pessoalmente e lhes apresenta o acervo.
Na Mina, assim como no Museu Gramado de Minerais e Pedras Preciosas, você pode conhecer um pouco mais sobre os diversos tipos de minerais encontrados no Brasil e no mundo. O Mundo de Chocolate conta com grandes esculturas de chocolate, e o Reino do Chocolate apresenta a história da iguaria por meio de bonecos.
Um passeio bastante interessante é o Parque Gaúcho, próximo ao Gramado Zoo, onde você conhece a história da formação da cultura gaúcha, bem como suas peculiaridades, como vestimenta (a pilcha), a relação com o mate e sua curiosa condição multinacional – afinal, trata-se de uma cultura que não se limita ao Rio Grande do Sul, mas também está presente no Uruguai e na Argentina. Os pequenos podem se contentar com um passeio de pônei.
Restaurantes
Ao visitar a Serra Gaúcha, é indispensável experimentar o famoso café colonial, refeição tradicional entre os colonos europeus que pode ser feita a qualquer hora do dia, já que os pratos servidos são diversos: embutidos, bolos, waffles, salgados, legumes em conserva e carnes, acompanhados de sucos de vários sabores e café. Um ótimo lugar para prová-lo é o tradicional Café Colonial Bela Vista. Você pode encontrar várias outras opções na Avenida das Hortênsias e na rua que lhe dá continuação, a Avenida Don Luiz Guanella, onde estão também localizados muitos dos museus da cidade. Entre elas estão o Green House, o Gramberry, a Torre e o Gramado Café Colonial.

Gramado também conta com excelentes restaurantes italianos, como o Per Voi, a Cantina de Vícolos, o Ristorante Florence, o Casa di Paolo, o Nonno Mio e a pizzaria La Verità. Uma boa pedida é o galeto ao primo canto, prato típico trazido pelos imigrantes e temperado com vinho, cebola, sálvia, salsa, manjerona, noz-moscada, pimenta e sal. Você pode experimentá-lo no Galeto Nonna Tena ou no Galeto Itália.
Se você é dos que acreditam que a gastronomia alemã é limitada e consiste unicamente em salsichão com chucrute, vai se surpreender com uma visita ao restaurante do Hotel Rita Höppner. Pode-se pedir um grande rodízio alemão com Eisbein (joelho de porco assado em baixa temperatura por 12 horas), Kassler (lombo suíno defumado), Spätzle (massa à base de ovos), Goulasch (sopa de carne com legumes) com Apfelstrudel (uma espécie de rocambole de massa folhada com maçã) como sobremesa. Pratos como estes também podem ser pedidos em restaurantes como o Fritz Haus, Tio Müller e o Gasthof Edelweiss.

Como se não bastassem todas estas delícias, há ainda o típico e saboroso churrasco gaúcho, que pode ser experimentado em churrascarias como a Chama de Fogo, o Costelão Gramado, o Parque Gaúcho e o Garfo e Bombacha, todas com rodízio e buffet livre. Se estiver visitando a cidade no inverno, não deixe de conhecer também as várias casas que servem fondue, como o Château de la Fondue, o Maximilia Fondue e o Le Chalet de la Fondue. Já que estamos falando de chocolate, não deixe de visitar a Prawer ou a Florybal Chocolate Caseiro, duas excelentes chocolaterias da cidade.
Vida noturna
A vida noturna em Gramado é ainda um pouco limitada. Há vários bons bares no principal centro comercial da cidade, especialmente na Rua Coberta. Costumam, no entanto, fechar bastante cedo, acompanhando o movimento do comércio, e você dificilmente encontrará algo aberto na região após a meia-noite. Uma opção é se dirigir até a Avenida das Hortênsias, onde estão localizadas as poucas casas noturnas da cidade. Ali, por exemplo, está o Bill Bar, que conta com duas pistas de dança, onde é possível curtir o melhor do pop e da música eletrônica. O Vox Music, na mesma rua, oferece espetáculos de música ao vivo, e no Santa Brígida Irish Pub você pode experimentar um diversificado cardápio de cervejas nacionais e importadas.

Hospedagem
Os preços para hospedagem em Gramado variam de acordo com a época do ano, partindo de uma média de R$200 na baixa temporada e podendo chegar aos R$900 na alta temporada (há, evidentemente, hotéis altamente luxuosos bem mais caros). As opções são muitas, e há hotéis confortáveis e elegantes, na maior parte das vezes construídos no charmoso estilo bávaro-suíço, como o Wish Serrano, Cercano, Saint Hubertus, Recanto da Serra, os hotéis da rede Laghetto e Hotel das Hortênsias. Opções luxuosas incluem o Saint Andrews Gramado e o Hotel Rita Höppner.
Em hostels e pousadas, é possível conseguir quartos individuais por cerca de R$150, a depender do período buscado. Algumas das opções são o Chocolatchê, Pousada Rosa, Pousada Recanto da Ladeira, Hello Hostel Gramado, Pousada Pinhão Pinhão, Gramado Hostel e Hostel Britânico.
Créditos
- “Gramado – flores”, por Paula Cristina, CC BY 2.0
- “Natal Luz de Gramado. Espetáculo ‘Eu Sou Maria’”, por Cleiton Thiele, press kit “Natal Luz”.
- “Natal Luz de Gramado. Grande Desfile de Natal”, por Cleiton Thiele, press kit “Natal Luz”.
- “Natal Luz de Gramado. Show de Acendimento”, por Cleiton Thiele, press kit “Natal Luz”.
- “Natal Luz de Gramado. Natal Pelo Mundo”, por Cleiton Thiele, press kit “Natal Luz”.
- “Rua Coberta”, por Leandro Neumann Ciuffo, CC BY 2.0
- “Palácio dos Festivais, Gramado”, por Mvbohrer, CC BY 3.0
- “Igreja Apóstolo Paulo, Gramado”, por Eugenio Hansen OFS, CC BY 3.0
- “Caracol Falls”, por Tiago Fioreze, CC BY 3.0
- “Templo Budista de Três Coroas”, por Gustavo Kunst, CC BY 3.0
- “Templo Budista Chagdud Khadro Ling”, por Paulo Moraes, CC BY 2.0
- “Templo Budista, Três Coroas, RS”, por Roberto Tostes, CC BY 2.0
- “Lago Negro – Gramado”, por Glauco Umbelino, CC BY 2.0
- “Mini Mundo, Gramado”, por Glauco Umbelino, CC BY 2.0
- “Museu Harley Motor Show”, por Carlos Varela, CC BY 3.0
- “Carros do museu Hollywood Dream Cars”, press kit “Hollywood Dream Cars”
- “Café Colonial”, press kit “Bela Vista Café Colonial”
- “Culinária Alemã”, press kit “Restaurante Rita Höppner”
- “Bill Bar”, press kit “Bill Bar”
- “Vista para o Snowland”, press kit “Snowland”
Deixe uma resposta