Londres é a Meca da música pop. Por vezes, os grandes polos culturais americanos pareceram ter conseguido assumir a dianteira quando o quesito é música, mas desde a British invasion, nos anos 60, os britânicos sempre acabam dando um jeito de retomar sua posição de destaque. Foi assim quando surgiu o punk rock, em meados dos anos 70, e também quando a música eletrônica conquistou o mundo, nos anos 80, a partir das pistas da Haçienda. Os anos 90 viram uma nova invasão do Brit rock, com bandas como Oasis, Blur e The Verve.
O mercado de discos londrino é, por consequência, vibrante. A cidade atrai todo ano multidões de colecionadores sedentos pelas novidades e raridades que as inúmeras lojas do setor têm a oferecer, nos mais variados estilos e formatos (LPs, 7 polegadas, CDs, DVDs e até mesmo bootlegs em fitas cassetes). Nós compilamos uma lista com as mais populares lojas da cidade, divididas de acordo com a região e, quando possível, organizadas segundo trajetos que garantem uma visita ao melhor de cada bairro, sem perder nada. Este é o guia definitivo para comprar discos em Londres.
Norte
Assim que você chega a Camden pela estação Camden Town do metrô de Londres, dá de cara com o grande movimento dessa região comercial, onde é possível visitar mercados de moda e artigos diversos – Camden Lock Market, The Camden Market e Stables Market –, além de assistir a shows nas diversas e consagradas casas de espetáculos da região, como Koko, Underworld, Electric Ballroom e Jazz Café. A música vinda das inúmeras lojas moderninhas e o delicioso cheiro de comida de rua tomam o ambiente. Em termos de fauna urbana, ali você vai ver de tudo: góticos, hipsters, mods e punks dividem o espaço civilizadamente. O lugar é uma atração por si só e vende de tudo – roupas, antiguidades, souvenirs etc. –, mas é ideal para os amantes de discos que desejam garimpar caixas e mais caixas atrás daquela raridade.

Feira de Discos do Electric Ballroom, Camden

A poucos passos da estação de metrô está uma tradicionalíssima casa de shows da capital inglesa, aberta desde 1932. O Electric Ballroom já teve em seu palco grandes nomes do rock britânico, como The Clash, Sid Vicious, U2 e The Smiths, entre outros. Desde meados dos anos 90, realiza-se ali aos sábados uma feira de discos e filmes e, aos domingos, uma feira de roupas, contando cada uma com cerca de cinquenta estandes de venda. As feiras ocorrem em espaço fechado, o que evita que o passeio tenha de ser cancelado em razão do imprevisível clima londrino. O local é perfeito para os fãs de indie rock, punk, reggae e ska. O custo de entrada é £2, mas vale a pena, pois é possível encontrar raridades usadas a preços dificilmente encontrados em outros pontos da metrópole.
Massive International, Camden

Os fãs de reggae não podem perder a Massive International, no Camden Lock Market, mercado que fica do lado de lá do Regent’s Canal, para quem vem pelo metrô e atravessa a Camden High Street, onde é possível comprar roupas estilosas, bijuteria, artigos decorativos e antiguidades. A loja conta com uma impressionante seleção de singles de 7 polegadas, sendo possível encontrar títulos que vão desde os grandes nomes jamaicanos – como Bob Marley, Peter Tosh e Burning Spear – até artistas bem mais obscuros.
Disc Disciples, Camden
Lower Floor, Market Hall, Camden Lock Place, London NW1 8AF
Também localizada no mesmo mercado, a Disc Disciples conta com uma excelente seleção de discos de funk, soul e acid jazz, embora também seja possível encontrar ali excelentes discos de rock ‘n’ roll, folk e punk. O local é conhecido pelas raridades e por fornecer uma trilha sonora constante para toda a área, já que a vitrola nunca para de tocar aquilo que os clientes selecionam ou as setlists dos anos 70 e 80 elaboradas pelo proprietário, o DJ Danny Haywood.

Out On the Floor Records, Camden

Descendo novamente a Camden High Street no sentido do metrô, não podemos deixar de notar o The Camden Market, na Inverness Street, onde está localizada a Out On the Floor Records. A loja oferece uma interessante coleção de discos 7 polegadas de heavy metal, além de uma grande variedade de álbuns de rock progressivo, punk, reggae, soul e música dos anos 60 e 70 em geral. A Out On the Floor também oferece uma ampla gama de pôsteres de shows e arte visual para os colecionadores. Bônus: operando em simbiose com a loja, no porão, está localizada a Ra-Ra Rok Records, que se especializou em raridades lançadas desde os anos 30 e conta com uma pequena gravadora independente própria.
Sounds That Swing, Camden

Um pouco adiante, tomando a Parkway à direita, você chegará a Sounds That Swing, loja especialmente voltada para os discos de rockabilly e blues. Se você está em busca de originais dos anos 50 e 60, este é o local ideal. Normalmente, os preços são bastante acessíveis. O forte do local são LPs, EPs e compactos, mas é claro que ali você também vai encontrar os greatest hits de Buddy Holly, Eddie Cochran ou Jerry Lee Lewis em CD.
All Ages Record Shop, Camden

Na Pratt Street, outra travessa da Camden High Street, está localizada a All Ages Record Shop. Especializada em punk e hardcore, ela vende LPs e CDs de bandas e artistas consagrados como NOFX, Agnostic Front, Black Flag, Dead Kennedys e Bad Religion, além de trazer raridades, como exemplares de primeira tiragem dos discos do Cock Sparrer, pais do street punk. A loja, que abre inclusive nos domingos e feriados, também vende ingressos para shows de bandas punk na região metropolitana de Londres, além de camisetas e artigos diversos.
Flashback Records, Islington
50 Essex Road, London N1 8LR
Fugindo do eixo da cultura alternativa em Camden Town, mas ainda na região norte da cidade, a Flashback Records está localizada no bairro vizinho de Islington e é uma das mais conhecidas lojas de discos de Londres. Conta com filiais em Crouch End, também na região norte da cidade, e em Shoreditch, região leste. O repertório é grande e altamente eclético, composto tanto por produtos novos quanto pelos de segunda mão. O primeiro andar é dedicado aos CDs, e há uma ampla coleção de vinis no subsolo. Soul, jazz, trilhas sonoras, heavy metal, dance, hip hop e psicodelia – o que você quiser, eles têm por lá. A loja também dispõe de um site bastante organizado e meticulosamente atualizado, o que ajuda a antecipar se você vai ou não encontrar aquele disco que está a anos procurando.

Alan’s Records, East Finchley

Esta loja tradicional fica no bairro de East Finchley e é acessível pelo metrô de mesmo nome. A Alan’s Records oferece LPs, fitas e CDs dos mais variados estilos musicais, reabastecendo-se semanalmente com mais de 700 novos itens, o que garante que cada visita traz novidades únicas. O local, pequeno e discreto, é conhecido por já ter sido frequentado por grandes nomes do rock britânico, como Ray Davies, dos Kinks, e Jarvis Cocker, do Pulp.
Lucky Seven, Stoke Newington

A Lucky Seven, localizada no bairro de Stoke Newington e acessível por meio da estação de trem de mesmo nome, é um excelente lugar para comprar discos e livros de segunda mão em Londres. O local talvez tenha os melhores preços da capital, mas é preciso ter paciência e conferir várias caixas até que você encontre aquilo que deseja, já que a seleção não é tão curada quanto em outros lugares.
Centro
O Soho é há muito tempo conhecido como um grande polo do entretenimento em Londres. Abrigando inúmeros pubs, baladas, casas de show, uma desenvolvida cena gay e a mais tradicional zona de meretrício da cidade, trata-se de um dos poucos bairros no mundo que podem, de fato, fazer jus à fama de nunca dormir. No período áureo do desenvolvimento da cultura beatnik, início dos anos 50, a região se transformou na sede da contracultura em Londres, atraindo jovens descolados de toda a capital inglesa para seus badalados cafés e jazz clubs. Na sequência, o Soho viu a abertura do The 2i’s Coffee Bar, considerado o berço do rock britânico. Gigantes da música como Eric Clapton, Brian Jones e os Sex Pistols, entre muitos outros, já viveram no bairro. Com uma história assim, tão intimamente relacionada ao desenvolvimento da indústria musical no Reino Unido, não é muito surpreendente que algumas das melhores e mais tradicionais lojas de discos da capital estejam por ali. O bairro atravessa hoje um período de intensa gentrificação, o que levou ao fechamento de duas de suas mais tradicionais lojas de discos – a saber, a Blackmarket Records e a Vinyl Junkies. Apesar disso, ainda é possível passar horas procurando por títulos específicos nas muitas lojas do ramo que continuam por ali.

Harold Moores Records, Soho

Para os amantes da música clássica e do jazz, a Harold Moores Records é a melhor pedida. Em Londres, a loja é líder nos dois estilos, oferecendo um completíssimo catálogo de LPs, CDs e DVDs tanto de gravadoras tradicionais – como Deutsche Grammophon, EMI e RCA –, quanto de selos independentes especializados em música mais avant-garde, como Touch e Cuneiform Records.
Sounds of the Universe, Soho
7 Broadwick Street, London W1F 0DA
A Sounds of the Universe é exatamente aquilo que o seu nome sugere: uma loja de discos que almeja levar ao público londrino e aos visitantes o melhor da música do mundo todo. E nisso são muito bem-sucedidos, já que esta é provavelmente a melhor loja da cidade para adquirir discos de gêneros regionais como afrobeat, música latina, samba e bossa nova, reggae, calypso e world music de um modo geral. A loja também vende livros, filmes e camisetas, em sua maioria de temática relacionada à música e à contracultura.

Sister Ray, Soho
Berwick Street Market, 75 Berwick St., London W1F 8RP
O nome remete à famosa canção do Velvet Underground. O Sister Ray é uma das mais tradicionais e prestigiadas lojas da região, compondo uma tríade lendária junto das duas recém-fechadas Blackmarket Records e Vinyl Junkies. Os gêneros com os quais trabalha são tantos que é difícil listar: quase tudo, com a exceção do clássico e do pop atual mainstream. O local vende produtos novos e usados, mas praticamente só comercializa discos em condições impecáveis.
Reckless Records, Soho
30 Berwick Street, London W1F 8RH
A Reckless Records, fundada em 1984, é um ponto bastante tradicional para colecionadores. A loja aparece na capa do disco “(What’s the Story) Morning Glory?” do Oasis, que desde então sempre compõe sua vitrine. A seleção é bastante eclética e o estabelecimento trabalha principalmente com produtos de segunda mão.

Phonica Records, Soho
51 Poland Street, London W1F 7LZ
Em 2003, a The Vinyl Factory, pioneira no processo de reintrodução do vinil no mercado da música global, resolveu criar uma loja no coração da contracultura londrina, Soho, a fim de escoar sua crescente produção. Nasceu assim a Phonica, especialista em nu jazz, krautrock, techno e outros ritmos eletrônicos. A loja também vende CDs e é um lugar excelente para adqurir edições luxuosas com B-sides de seus discos prediletos, uma das especialidades da Vinyl Factory.
Fopp, Covent Garden
1 Earlham Street, London WC2H 9LL
Saindo um pouco do Soho, é possível encontrar boas lojas de discos no bairro vizinho de Covent Garden. A Fopp é uma rede de lojas de produtos culturais – música, filmes e livros – que está presente em todo o Reino Unido. A loja da Earlham Street frequentemente organiza apresentações e eventos.
Intoxica!, Covent Garden
11 Cecil Court, London WC2N 4EZ
A Intoxica! funciona tanto como uma loja virtual – excelente, por sinal –, quanto física. A vantagem de visitá-la pessoalmente está no fato de que o que você encontra na loja física não está disponível para compra pela Internet. A decoração em estilo javanês é acolhedora e a loja organiza shows periodicamente.
Oeste
Rough Trade West, Notting Hill
130 Talbot Road, London, W11 1JA
A Rough Trade de Notting Hill, a primeira das loja desta pequena rede, é um verdadeiro ícone do colecionismo de discos em Londres. O selo que deu origem a bandas como Smiths, Libertines, Arcade Fire, Belle & Sebastian e Strokes é certamente uma instituição do rock britânico, e não poderia deixar a desejar com suas lojas. O estabelecimento, pequeno e aconchegante, tem preços um pouco mais salgados do que muitos dos comércios de bairro menos renomados, mas pessoalmente é possível negociar bons descontos que não estão disponíveis pela Internet.

Honest Jon’s, Notting Hill
278 Portobello Road, London W10 5TE
Seguindo adiante na Portobello Road, para além do viaduto, você chegará até a Honest Jon’s, especializada em discos usados de blues, jazz e soul. Ali é possível, por exemplo, encontrar primeiras prensagens raras de Sun Ra, Mulatu Astatke e Tim Maia (o local é bem cosmopolita!) em excelentes condições.
Sul
A região sul de Londres é grande e há lojas dispersas por vários bairros, muitos de caráter mais suburbano. É mais difícil definir aqui o circuito principal a ser percorrido, mas uma boa ideia seria começar por Brixton, onde há uma incipiente cena de colecionismo. Lá, você pode aproveitar e trocar seu dinheiro por libras de Brixton, para gastar por ali mesmo e conseguir bons descontos. Ou então, se preferir, pode simplesmente levá-las para casa como recordação. A moeda, que leva estampados os rostos de personalidades que em algum momento viveram no bairro, como o cantor David Bowie e o jogador de basquete Luol Deng, foi criada como uma forma de manter o dinheiro circulando sempre na vizinhança.
Container Records, Brixton
49 Brixton Station Road, London SW9 8PQ
A Container Records fica, literalmente, no interior de um contêiner. Na verdade, no mercado de Pop Brixton, onde também é possível degustar um pouquinho da vibrante cena de food trucks de Londres, todas as lojas ficam. A Container Records abre de terça-feira a sábado e tem uma excelente seleção de álbuns de música eletrônica, sua maior especialidade, o que atrai DJs de toda a capital inglesa e região. Apesar disso, a loja também vende discos novos ou de segunda mão de rock, punk, indie e hip hop, entre outros estilos. Trabalha exclusivamente com LPs.

Lionvibes, Brixton
98 Granville Arcade, Brixton Village, London SW9 8PS
Não muito longe do Pop Brixton, seguindo pela Pope’s Road, você encontra o Lionvibes. Trata-se de uma loja voltada para o reggae que trabalha exclusivamente com vinil (isto é, você não encontrará outros formatos lá, como CDs e DVDs). A loja costumava ser um estande do Brixton Art Market, mas cresceu tanto que seus proprietários o transformaram em loja fixa e até mesmo abriram um selo independente na Jamaica, cujos lançamentos podem ser encontrados em suas prateleiras.
Rat Records, Camberwell
48 Camberwell New Road, London SE5 0RW
A Rat Records renova seu estoque semanalmente com pelo menos 500 novos títulos, o que significa que sempre há novidade chegando. A loja trabalha com produtos usados de diversos gêneros e oferece um serviço de higienização de discos de vinil.
Casbah Records, Greenwich
320-322 Creek Road, London SE10 9SW
Aberta todos os dias da semana na Creek Road, a Casbah Records era antes um pequeno estande no Mercado de Greenwich, até que o sucesso a levou a se estabelecer como loja física. A especialidade ali é funk, soul e psicodelia dos anos 60. A loja trabalha princialmente com discos usados, mas é possível encontrar também alguns lançamentos.
Rye Wax, Peckham
133 Rye Lane, London SE15 4ST
A Rye Wax está localizada no interior do CLF Art Café, próximo à estação Peckham Rye. Além de oferecer discos dos mais variados estilos por bons preços, a loja também comercializa revistas em quadrinhos e conta com um pequeno bar.
Soul Brother, East Putney
1 Keswick Road, London SW15 2HL
A pequena loja está há 25 anos estabelecida no bairro de East Putney e tem como principais atrativos suas seções de funk, soul e jazz. Pode-se chegar até ela facilmente de metrô. Sua presença na cena musical londrina é tão significativa que lá se grava um programa de rádio, o Soul Brother, transmitido pela estação Solar Radio.
Leste
Rough Trade East, Shoreditch
91 Brick Lane, London E1 6QL
A segunda loja da gravadora Rough Trade em Londres, localizada no número 91 da Brick Lane, no bairro de Shoreditch, é bem maior do que sua pequena antecessora em Notting Hill. Na verdade, é provavelmente uma das maiores da cidade: trata-se de um grande galpão com fileiras e mais fileiras de caixas repletas de milhares de discos dos mais variados estilos, com artistas de selos britânicos e internacionais. Os preços aqui também são mais altos, mas a possibilidade de encontrar o que você está procurando é grande. Assim como outras lojas da cidade, o local realiza periodicamente eventos e shows.
Flashback Records, Shoreditch
131 Bethnal Green Road, London E2 7DG
A rede Flashback Records abriu recentemente sua filial nas imediações da Brick Lane, a algumas quadras de distância da Rough Trade. A loja é, em conteúdo, bastante semelhante à sua matriz, contando com uma seleção eclética de LPs, CDs, DVDs e produtos relacionados.
Kristina Records, Dalston
44 Stoke Newington Road, London N16 7XJ
A Kristina Records, localizada no bairro de Dalston, é relativamente nova no mercado de discos da capital inglesa. A loja vende apenas discos de vinil, que estão organizados de maneira lógica e intuitiva em um elegante espaço com decoração minimalista.
Vinyl Pimp, Hackney Wick
14 Felstead Street, London E9 5LT
A Vinyl Pimp, em Hackney Wick, ocupa a primeira posição em volume de vendas no Discogs, o maior portal de comércio de discos da Internet. O motivo é bastante óbvio: a loja oferece preços bastante competitivos. Trabalham com diversos gêneros de música eletrônica, como drum ‘n’ bass, trance, techno e house, mas também têm um respeitável acervo de títulos de rock, reggae e pop.
Créditos
- “Esquina de Camden Street”, por J. Ligero & I. Barrios, licenciado sob CC BY 4.0
- “Market/Camden Lock”, por George Rex, licenciado sob CC BY 3.0
- “Record Store Day Walk: The Abjects at Flashback Records”, por Paul Hudson, licenciado sob CC BY 2.0
- “Soho – Wardour Street”, por Oxfordian Kissuth, licenciado sob CC BY 2.0
- “Sounds of the Universe, Soho, W1”, por Ewan Munro, licenciado sob CC BY 2.0
- “Pop Brixton, Brixton, SW9”, por Ewan Munro, licenciado sob CC BY 2.0
- “Record Store Day @ Rough Trade East 09”, por Spencer Hickman, licenciado sob CC BY 2.0
Deixe uma resposta