Quer escolher um lugar para passar o Carnaval? Nós listamos as melhores festas carnavalescas do Brasil.
1. São Luiz do Paraitinga, SP
A cidade de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo, é famosa por seu tradicional Carnaval, onde só se ouvem marchinhas. Na verdade, durante a festa, todos os outros gêneros estão proibidos. A pequena cidade de pouco mais de dez mil habitantes chega a receber 150 mil foliões, que se abrigam nas várias pousadas da cidade histórica, em casas alugadas por valores que vão de 3 a 8 mil reais e comportam até 20 pessoas, ou em tendas de camping. São, ao todo, vinte e seis blocos de Carnaval, além de shows na Praça de Eventos.
2. Olinda e Recife, PE
O Carnaval das cidades vizinhas pernambucanas de Recife e Olinda é tradicionalíssimo. A festa começa em Recife com o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, que se apresenta no primeiro dia de Carnaval, chamado Sábado de Zé Pereira. Enquanto isso, em Olinda, desfilam o “Eu Acho é Pouco”, o “Bloco do Mangue Beat” – em que todo mundo vai coberto de lama – e o “Tá Bom, a Gente Freva!”, que adapta o rock ‘n’ roll ao ritmo do frevo. Ao longo de toda a festa, diversos palcos espalhados pela cidade, especialmente pelo bairro do Recife Antigo, trazem apresentações musicais para todos os gostos: sertanejo, axé, forró, rock e MPB.
Na noite de domingo, trabalhadores do campo de todo o estado de Pernambuco se reúnem para o Encontro dos Maracatus Rurais, mantendo viva uma das mais belas tradições pernambucanas. Outras atrações são os “Blocos Líricos”, que reencenam as folias dos tempos antigos, o “Arrastão do Frevo”, despedida realizada no último dia de Carnaval, e os shows do sempre presente Alceu Valença, verdadeiro ícone do Carnaval pernambucano.
3. Ouro Preto, MG
O Carnaval da cidade histórica e universitária de Ouro Preto gira em torno das várias repúblicas estudantis (cerca de trezentas), que hospedam os foliões e organizam festas. Os blocos sobem as ladeiras da cidade e se encontram na Praça Tiradentes, onde a festa continua. Destaca-se o Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo bloco carnavalesco do Brasil. Para 2017, as atrações confirmadas são Marcelo D2, Dennis DJ, Thiaguinho, Grupo Monobloco, Negro do Borel, Molejo, DJ Célio Negrão e Valesca Popozuda.
4. Rio de Janeiro, RJ
Sem dúvidas, é o mais famoso Carnaval do Brasil. A festa reúne mais de 900 mil turistas do mundo todo e movimenta a economia da cidade. Assistir ao desfile das escolas de samba, no Sambódromo da Sapucaí, é uma experiência indispensável, assim como se jogar em um dos vários blocos de rua que desfilam por vários bairros da cidade. Dentre os mais famosos estão o Cordão da Bola Preta (Lapa), a Banda de Ipanema (Ipanema), o Simpatia é Quase Amor (Ipanema) e o Suvaco do Cristo (Jardim Botânico). Também acontecem muitos bailes por toda a cidade, realizados em hotéis e casas noturnas, como o Baile do Cordão da Bola Preta, o Baile da Cerveja, o Gala Gay e o Baile da Cidade Maravilhosa. Quem não quiser gastar muito pode ir à festa organizada pela prefeitura na Cinelândia.
5. Paraty, RJ

Assim como São Luiz do Paraitinga, a também histórica Paraty comemora o Carnaval à moda antiga. Uma das atrações mais famosas é o “Bloco da Lama”, em que os foliões se cobrem de lama no mangue da Praia do Jabaquara e desfilam pelas ruas da cidade até a Igreja da Matriz, no centro da cidade. Já o Carnamar é uma competição carnavalesca que premia os barcos de pesca mais bem enfeitados.
6. Salvador, BA
Um dos maiores do país, o Carnaval de Salvador é visitado anualmente por brasileiros de todos os estados e por estrangeiros, reunindo cerca de dois milhões de foliões, incluindo aí os próprios soteropolitanos. A folia começa na festa pré-Carnaval, que ocorre na noite de quinta-feira, seis dias antes da quarta-feira de cinzas.
Um dos grandes legados do Carnaval de Salvador à cultura brasileira é o trio elétrico, que foi inventado em 1950 por Dodô e Osmar. Os estudantes de música e eletrônica queriam, na época, desenvolver uma forma de ampliar o som dos instrumentos de corda, já que a guitarra era ainda uma novidade restrita ao mercado norte-americano. Após muita pesquisa, surgiram com o pau elétrico, mais tarde rebatizado de guitarra baiana, uma espécie de cavaquinho que podia ser plugado em um amplificador. Subiram então em um Ford Bigode 1929 e saíram tocando o novo instrumento, o que atraiu as multidões, que dançava e cantava atrás do veículo. Assim foi inventado o trio elétrico, hoje animado por grandes artistas da música baiana.
Hoje, a maior parte dos blocos conta com um trio elétrico, e para participar é preciso adquirir um abadá, a camiseta com as cores que identificam o bloco. Quem quiser, pode participar como folião pipoca, acompanhando o trio elétrico por trás de um cordão. Outra característica do Carnaval baiano é o camarote, stands cobertos ao longo das avenidas de onde é possível observar os blocos que passam, beber à vontade e comer.
7. Diamantina, MG
O Carnaval de Diamantina é muito tradicional e considerado um dos melhores Carnavais de rua do Brasil. Ocorre tradicionalmente no centro histórico da cidade e conta com diversos blocos satíricos, que fazem referência a acontecimentos recentes da vida pública nacional, como Sapo Seco, Xica da Silva e Me Ampara Senão Eu Caio. Nos palcos do Mercado Velho e da Quitanda, vários artistas se apresentam pela noite. Já nos casarões históricos da cidade, excelentes DJs nacionais e internacionais se encarregam de entreter o público.
8. Manaus, AM

O carnaval manauara inclui marchinhas, forró, samba e ritmos locais. Estes últimos são muito bem representados por grupos musicais e de dança vindos de Parintins, a capital amazonense do folclore. O sambódromo de Manaus é o maior do Brasil, tendo capacidade para até 100 mil pessoas. Algumas das escolas de samba mais conhecidas da cidade são a Vitória Régia, a Mocidade Independente de Aparecida e o Reino Unido da Liberdade. Há também uma grande variedade de blocos de rua, que já começam a desfilar nos dias de pré-Carnaval. Um dos mais conhecidos é a Banda do Boulevard, surgida em 1987, que chega a atrair até cem mil pessoas. Uma característica peculiar do Carnaval amazonense é o Carnaboi, evento em que a tradição regional tem forte destaque, já que a dança remete ao festival do Boi-Bumbá.
9. Florianópolis, SC

Na folia de Florianópolis, conhecida como Carnaval Magia, todas as principais atrações são gratuitas: blocos de rua, desfiles de escolas de samba e shows. Quase tudo acontece no Aterro da Baía Sul, próximo à ponte pênsil Hercílio Cruz. É claro que também há bailes e eventos privados que ocorrem em casas noturnas, como a Fields, no centro da cidade. A festa atende a todos os públicos e é famosa pelos eventos focados na comunidade LGBT. Para quem não é muito chegado nos ritmos tradicionalmente associados à festa, uma opção é ir ao Carnaval Music Park Florianópolis, uma das maiores festas de música eletrônica do país, que ocorre na semana do Carnaval.
10. Fortaleza, CE

Em Fortaleza, as festividades se concentram principalmente na Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha, Mercado dos Pinhões e Praça do Ferreira. A folia começa cedo: em janeiro já é possível encontrar alguns blocos desfilando, numa antecipação de várias semanas da festa. Dentre os blocos mais famosos da cidade estão o pioneiro Prova de Fogo, fundado em 1935, o Az de Ouro, o Cordão das Coca-Colas, a Banda do Periquito da Madame e o Baqueta, composto por 260 percussionistas. Os que preferem um programa mais tranquilo ou simplesmente não gostam dos ritmos tradicionais do Carnaval podem ainda se dirigir à serra Guaramiranga, onde ocorre o Festival de Jazz & Blues.
Créditos
- “Papanguns no Carnaval de Olinda”, por Prefeitura de Olinda, CC BY 2.0
- “Alceu Valença”, por Prefeitura de Olinda, CC BY 2.0
- “O Galo da Madrugada, Carnaval do Recife”, por Antônio Cruz/Agência Brasil, CC BY 3.0
- “Carnaval de Olinda”, por Prefeitura de Olinda, CC BY 2.0
- “Passistas”, por Prefeitura de Olinda, CC BY 2.0
- “Carnaval no Rio de Janeiro”, por Sergio Luiz, CC BY 2.0
- “Carnaval de Ouro Preto”, por Marcello Nicolato, CC BY 2.0
- “Japonês brincando no Carnaval”, por Beraldo Leal, CC BY 2.0
- “São Luiz do Paraitinga, Carnaval 2008”, por Ana Lúcia Fernandes, CC BY 2.0
- “Bloco da Lama (Paraty)”, por Fabian.Kron, CC BY 2.0
- “Imagens aéreas de Salvador, Carnaval 2012”, por Manu Dias, CC BY
- “Boi Bumbá Caprichoso”, por Joaoguilherme92, CC BY 3.0
- “Caravana da Cultura na Abertura do 50º Festival Folclórico de Parintins”, por Liade Paula/MinC, CC BY 2.0
- “Coloninha fala das fantasias na boca da noite”, por Petra Mafalda/PMF, CC BY 2.0
- “Copa Lord faz homenagem a todas as mulheres”, por Petra Mafalda/PMF, CC BY 2.0
- “Rainha e Princesas do Carnaval são escolhidas”, por Petra Mafalda/PMF, CC BY 2.0
- “Concurso Pop Gay faz milhares virem à noite”, por Petra Mafalda/PMF, CC BY 2.0
- “Carnaval de Fortaleza, 2012”, por Mídia Fora do Eixo, CC BY 2.0
Deixe uma resposta